Aplicar autobronzeador SEM MANCHAR

Quando começa a descobrir um sol bom e quero vestir umas roupas mais leves e “descapotáveis” opto pelo autobronzeador. Porque não sou propriamente morena. Porque passei meses tapada, vestida com roupa para o frio. Porque de repente mostro pernas, braços, peito e não quero fazer, como se diz vulgarmente, “publicidade à lixívia”.

Ah! E porque tenho algum receio do solário.
Algumas amigas minhas perguntam-me se não fico manchada com o autobronzeador. Não! Mas para que o resultado final seja ótimo tenho alguns cuidados.

sp

Os autobronzeadores são produtos que atuam sobre a camada mais superficial da pele, deixando-a com um tom mais escuro. Existem em creme, spray e comprimido. Eu uso sempre em spray porque é muito mais fácil de aplicar (foto acima).

Eis o que costumo fazer (e não falha):
– Tomo banho e faço uma esfoliação corporal durante o duche.
– Seco bem o corpo com uma toalha.
– Coloco-me nua e de pé sobre um tapete velho. Porquê? Porque há produto que se vai desperdiçar e acabar não chão.
– Começo a pulverizar por zonas e esfrego com as mãos logo de seguida, para que não seque e fique pouco uniforme. Ou seja, assim que aplico o produto num braço, esfrego logo esse braço e assim sucessivamente. Zonas: braços, mãos, peito, barriga, pernas, pés, bumbum e costas. Faz-se uma ou duas pulverizações por zona.

  • No caso das costas convém ter a ajuda de alguém.
  • No caso do pescoço não insistir muito porque é uma parte de transição para outra que não pulverizo: o rosto.
  •  Se houver alguma zona em que se nota uma manchinha tento uniformizar com mais uma pulverização.

spp

– Não me visto enquanto o produto não seca totalmente, o que demora poucos minutos. Depois, visto uma peça solta, como um robe. Nada de roupas justas e apertadas.
– Espero uma ou duas horas e já posso vestir o que quiser.
– O que não se deve fazer: exercício ou algo que nos faça transpirar nas próximas horas; vestir roupa branca, porque pode ficar manchada; tomar banho de seguida.

Com a marca que uso não fico com as mãos manchadas mas, se vos acontecer, devem ou usar luvas durante o processo ou lavar bem a palma das mãos no fim de colocarem o autobronzeador.
Relativamente à cara, não uso autobronzeador porque acho que é uma zona muito sensível. Prefiro apostar em maquilhagem num tom que se aproxime ao do corpo e ir bronzeando lentamente e naturalmente com o sol.

ft2

No entanto, se se sentirem tentadas a colocarem o produto na cara, vejam este vídeo. Pode ser que vos ajude.

 

Quanto tempo dura?
Pessoalmente, com o autobronzeador em spray que uso, a durabilidade depende dos banhos. Se tomo banho todos os dias, vais durar um a dois dias. Se tomar banho dia sim dia não dura um pouco mais. Mas não há drama! Quando noto que estou a ficar mais clarinha, faço nova pulverização, sendo que neste caso já não é preciso fazer a esfoliação inicial.