A origem do fato do Pai Natal

Muitos pensam que a vestimenta do Pai Natal (ou Papai Noel) tem a sua origem num anúncio antigo da Coca Cola. Mas essa ideia está errada. Já antes disso o velhinho das barbas brancas vestia-se de vermelho.

Há que explicar que o Pai Natal surge a partir de um santo muito querido pelos cristãos do Ocidente e do Oriente: São Nicolau.
Nicolau viveu no século III na Ásia Menor e era venerado já como santo em vida. Era filho de pais abastados mas preferia cultivar o jejum e a vida recatada.

sãonicolau

Dizem que Nicolau colocava presentes em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados pelas crianças. Dessa tradição vem a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, foi incluído nos rituais natalícios de 25 de dezembro. Daí a ligação de Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.

O fato do Pai Natal tem influências de São Nicolau mas com certas evoluções, como podem ver a seguir.

sãonicolau2

Foi Thomas Nast, em 1892, na revista Harper’s Weekly, quem desenhou e apresentou o que podemos considerar de Pai Natal moderno. Antes disso os desenhos existentes mostravam-no com roupa castanha. Mas Thomas Nast mudou a vestimenta para vermelho.

Em 1931, Haddon Sundblo desenhou o Pai Natal (de vermelho) para uma publicidade da Coca-Cola. Foi então que o velhinho das barbas se popularizou mundialmente.

painatalcocacola