Como limpar impecavelmente ténis brancos

Os ténis são o tipo de calçado que, de tão práticos e confortáveis, são muito usados por nós e, consequentemente, sujam-se facilmente. Além disso, naqueles branquinhos que adoramos a sujidade anda se nota mais!… Há manchas que parecem não sair? Espreitem as dicas que se seguem para manterem os vossos ténis tão limpos que parecem novos.

Primeiramente há que ter em conta três aspetos:
– Deve-se usar sabão neutro, porque os químicos dos detergentes prejudicam a longevidade do material dos ténis.
– Se possível, é de evitar mergulhar os ténis na água. É preferível usar um pano húmido para esfregar. Lavá-los na máquina, nem pensar!
– Na hora de secar, só os ténis totalmente brancos podem estar ao sol. Os outros devem secar na sombra, com a palmilha retirada e com a sola virada para baixo. Também não se devem secar pendurados no arame da roupa.

NÃO:

nao

Ténis mais resistentes podem ir à máquina, mas coloquem-nos dentro de um saco para lavar roupa delicada.
Aquelas riscas de sujidade mais teimosas que ficam na sola podem ser tiradas com borracha escolar. Para manchas mais resistentes, experimentem esfregar com um pano húmido e álcool.

Outro problema: retirar chiclete/pastilha na sola da sapatilha. Receita: esfregar um cubo de gelo na pastilha; à medida que ela for endurecendo, vai-se soltar da sola.

pastilha

Agora ficam duas receitas “caseiras” para deixar os ténis brancos como se tivessem saído da loja.

1 – Com pasta de dentes/creme dental:
Esfregar com uma escova a pasta de dentes nas sapatilhas e retirar a espuma com uma toalha branca. Se for necessário, repetir a operação. Atenção que muitas manchas só se nota que desapareceram depois de secar.

2- Com bicarbonato de sódio
Misturar água, bicarbonato de sódio e sabão. Esfregar os ténis com uma escova de dentes.