Não usar proteção para a menstruação?

Tem-se visto algumas mulheres a exibir a roupa manchada pela menstrução. Andam pelas ruas, mostram-se, realizam atos de protesto… mas o que leva estas mulheres a fazer tal coisa?

As motivações são várias. No Reino Unido, por exemplo, duas jovens estudantes decidiram protestar junto ao parlamento contra as novas taxas fiscais aplicadas aos tampões, por serem considerados pelo governo local como um artigo de luxo. Elas manifestaram-se exibindo as calças sujas pelo período. Consideram as taxas demasiado elevadas.

freebleding1

Outro exemplo: em Espanha um grupo de mulheres juntou-se numa performance artística. Foi um projeto de rua onde se pretendeu contestar a ideia de que a menstruação deve ser escondida.

freebleding3

É neste sentido que têm existido alguns movimentos designados de “free bleeding” (tradução livre = sangrar à vontade).

A ideia que estas mulheres querem passar é que a menstruação é algo natural, não deve ser encarado como um tabu nem escondido da sociedade; que a mulher usa pensos, tampões e absorventes por opressão masculina.

freebleding2

Eu cá continuarei a usar esses produtos íntimos, por motivos de higiene pessoal, para preservar as minhas roupas e não porque alguém me obriga a esconder esses dias do mês!